O IPST, I. P., tem por missão garantir e regular, a nível nacional, a actividade da medicina transfusional e ente outras atribuições, deve assegurar o funcionamento do Sistema Nacional de Hemovigilância em articulação com as entidades nacionais e internacionais competentes (Decreto-Lei n.º 39/2012 de 16 de Fevereiro)
O Grupo Coordenador do Sistema Português de Hemovigilância, operacionaliza as acções nesta área através de www.hemovigilancia.net.
Este site tem uma parte pública e uma parte privada e pretende ser um repositório da informação relevante, quer de âmbito genérico, para o grande público, quer de âmbito específico para os profissionais interessados e envolvidos na medicina transfusional. Assim disponibiliza-se regulamentação, relatórios, documentos e directrizes úteis para aplicação prática. Existem ainda bases de dados sobre os eventos relacionados com a cadeia transfusional e a actividade dos serviços de sangue, medicina transfusional e pontos transfusionais só acedíveis através da parte privada. Salientamos o facto da identidade dos dadores ou dos doentes não ser acessível através deste site, já que nem uns nem outros são identificados, mas tão só os eventos que deram origem à notificação.